Páginas

Livros essenciais de ficção científica

Ok! além de poesias e contos obscuros existe outro gênero que me agrada muito, a  ... Ficção científica ... E se você tem algum tipo de preconceito com o gênero, esse post ira ajudar a superá-lo 




Ficção científica é uma forma de ficção criada no século XIX a partir dos avanços da Física, Química, Informática, Geologia e Astronomia, ela conta, principalmente, sobre o impacto da ciência, tanto verdadeira quanto imaginada, e por diversas vezes deu percussão ao fato cientifico sobre a sociedade e os seres humanos.

Consagrando autores como Isaac Asimov, Aldous Huxley, Ursula Le Guin, Philip K. Dick e William Gibson, a ficção cientifica abrange viagens no tempo, distopias, vida inteligente e tantos outros assuntos que conquistaram milhares de leitores e também invadiram o mundo dos quadrinhos, cinema, seriados e muito mais.

E aqui estão alguns livros essenciais para você conhecer esse gênero repleto de obras interessantes...



1984 – GEORGE ORWELL

Em 1984, Winston vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada um vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito.











O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS – DOUGLAS ADAMS

O livro conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.











LARANJA MECÂNICA – ANTHONY BURGESS

Publicado pela primeira vez em 1962 e imortalizado nove anos depois pelo filme de Stanley Kubrick, Laranja Mecânica não só está entre os clássicos eternos da ficção como representa um marco na cultura pop do século 20. Mais de meio século depois, a perturbadora história de Alex, membro de uma gangue de adolescentes que é capturado pelo Estado e submetido a uma terapia de condicionamento social, continua fascinando – e desconcertando –  leitores mundo afora.











GEORGE E O SEGREDO DO UNIVERSO – STEPHEN E LUCY HAWKING

Escrito por um dos principais cientistas da atualidade, o prêmio Nobel Stephen Hawking, e sua filha, a jornalista e escritora Lucy Hawking, George e o Segredo do Universo combina aventuras diversas e envolventes com fascinantes explicações científicas sobre o Universo e os planetas.













TRILOGIA FUNDAÇÃO – ISSAC ASIMOV

“Clássico da Era de Ouro da ficção científica, a Trilogia Fundação pode ser uma boa pedida para quem quer começar a ler o gênero. Sua narrativa é mais tradicional e conta a história da humanidade em um futuro onde a psicologia, a história e a sociologia se juntam em uma única ciência, capaz de prever as atitudes humanas a longo prazo.”













NEUROMANCER – WILLIAM

No futuro, existe a matrix: uma alucinação coletiva virtual, na qual todos se conectam para saber tudo sobre tudo. Case, porém, não pode mais acessá-la. Ele foi banido e, hoje, sobrevive como pode nos subúrbios de Tóquio. E continuaria a se destruir se não encontrasse Molly, uma samurai das ruas, que o convoca para uma missão da qual depende toda a existência da rede.















Fonte- saraiva conteúdo

2 comentários:

  1. Na minha lista também não pode faltar Eu, Robô, de Isaac Asimov, nem Fahrenheit 451, de Ray Bradbury. =D

    ResponderExcluir
  2. essa lista e só uma introdução básica ao mundo da ficção cientifica... mas esses que você citou tbm são muito bons

    ResponderExcluir