Um confronto necessário?
Utopia - s.f. Local ou situação ideais onde tudo é perfeito. &151; O substantivo utopia vem das palavras gregas ou e topos, que significam sem lugar. Refere-se especialmente a um tipo de sociedade com uma situação econômica e social ideal.
Distopia -. Conhecida como antiutopia, é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa"
Essas palavras podem servir tanto para caracterizar uma sociedade que, de tão perfeita, é inalcançável, quanto uma ideia inexeqüível em sua totalidade.
O modelo utópico de literatura é o que estabelece um ideal de sociedade, um padrão jamais vivenciado ou até mesmo impossível de se concretizar. O termo, inclusive, é originado da soma dos radicais “não” e “lugar”, ou seja, “não lugar” ou “lugar que não existe”.
Quando a obra de Thomas Morus foi concebida como uma interpretação da sociedade vigente. O escritor criou uma ilha, indeterminada geograficamente, onde a sociedade igualitária e desprendida de bens materiais confrontava com a da época, estratificada e materialista.
Agora com nossas mudanças sociais e as alterações na perspectiva do mundo, o modelo utópico romanceado começou a perder a sua força em razão das suas propostas impraticáveis, com isso, atualmente ele é encontrado apenas em análises sociológicas e federativas. Todavia contrariando tal ideia, no início do século XX surgiu o modelo de distopia ou anti-utopia.