Páginas

Utopia X Distopia

Um confronto necessário?



Utopia - s.f. Local ou situação ideais onde tudo é perfeito. &151; O substantivo utopia vem das palavras gregas ou e topos, que significam sem lugar. Refere-se especialmente a um tipo de sociedade com uma situação econômica e social ideal. 


Distopia  -. Conhecida como antiutopia, é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa"

Essas palavras  podem servir tanto para caracterizar uma sociedade que, de tão perfeita, é inalcançável, quanto uma ideia inexeqüível em sua totalidade.

O modelo utópico de literatura é o que estabelece um ideal de sociedade, um padrão jamais vivenciado ou até mesmo impossível de se concretizar. O termo, inclusive, é originado da soma dos radicais “não” e “lugar”, ou seja, “não lugar” ou “lugar que não existe”.

Quando a obra de Thomas Morus foi concebida como uma interpretação da sociedade vigente. O escritor criou uma ilha, indeterminada geograficamente, onde a sociedade igualitária e desprendida de bens materiais confrontava com a da época, estratificada e materialista.


Agora  com nossas mudanças sociais e as alterações na perspectiva do mundo, o modelo utópico romanceado começou a perder a sua força em razão das suas propostas impraticáveis, com isso, atualmente ele é encontrado apenas em análises sociológicas e federativas. Todavia contrariando tal ideia, no início do século XX surgiu o modelo de distopia ou anti-utopia. 




Esse novo estilo literário, por sua vez, é uma ''interpretação negativa do futuro''.Todas as obras distópias são críticas ou sátiras a obras utópicas. Sempre vendo um desenlace catastrófico para a humanidade e planeta. Dessa forma, podem servir como uma especie de alerta.

Um exemplo de distopia é o livro Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, que descreve uma sociedade estamental, com base no modelo fordista. A obra, da década de trinta, não se afasta muito da sociedade atual, já que as constantes tentativas da elite na formação de uma “massa” inexpressiva mostram que Huxley não estava tão enganado.

Outro fator marcante nas referidas obras é a presença de conquistas tecnológicas, sempre utilizadas como estratégias de monitoramento da população do  Mundo ou, até mesmo, dos grandes grupos de empresas. Uma das principais obras do gênero é 1984, de George Orwell



Resta saber se os acertos, ou adivinhações feitas pelas obras distópicas, irão se aplicar aos alertas sobre nosso destino tortuoso, como apresentado no filme Interestelar do diretor 
Christopher Nolan e muitos outros comercializados por Hollywood


Mas nem só de pessimismo vive o homem. As utopias atuais refletem as mazelas do mundo contemporâneo e apontam caminhos. O trabalho de algumas ONG´s e as campanhas humanitárias - que idealizam um futuro mais pacífico e igualitário - são exemplo de pensamento utópico.


Utopia e distopia, ambas promovem o debate necessário acerca da realidade e do futuro.A primeira idealiza o “amanhã”. E, por oposição, permite a existência da segunda, trágica, apavorante, mas necessária, um alerta à humanidade. Mentira? Utopia? Caos? Distopia? Aquele intrínseco desejo...







Fonte- nome refutavel blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário