Este ano, estreia o terceiro filme da saga, "Jogos Vorazes: A Esperança Pt. 1", que promete ser a maior bilheteria de 2014. eita :v
Em meio ao fracasso de tantos filmes adolescentes que vem sendo produzidos ultimamente, como "Dezesseis Luas", "Instrumentos Mortais" e "Academia de Vampiros", o sucesso que os Jogos vêm fazendo é surpreendente, e até mesmo curioso!
Afinal de contas, o que Jogos Vorazes têm que as suas concorrentes não têm? O que explica o sucesso de um filme ''jovem'' que ultrapassa grandes bilheterias como "O Homem de Aço", "Transformers" e "Velozes e Furiosos 5"?
Não tem como falar do sucesso de Jogos Vorazes sem citar os livros que o inspiraram..né!
A trilogia escrita por Suzanne Collins, publicada pela editora Scholastic em 2008, nos EUA, foi traduzida para mais de 25 idiomas e vendeu mais de 85 milhões de cópias.
A saga completa faz parte dos livros mais vendidos da história!
Katniss Everdeen
Convenhamos, Katniss é uma protagonista f*da pra.. piiiiiiii
Desde o inicio da saga, vimos a garota arriscar sua vida pela irmã mais nova; sobreviver aos Jogos duas vezes; manter Peeta vivo duas vezes; iniciar uma rebelião nos Distritos; etc.
E tudo isso sem precisar dar uns pegas em vampiros/lobisomens... Ops...sorry twilight girls .Sqn.
Crítica Social
Uma das características mais interessantes de Jogos Vorazes é a crítica social apresentada nos livros e nos filmes.
Em "Jogos Vorazes: Em Chamas" podemos ver isso claramente. A opressão do governo, as desigualdades sociais e até mesmo a crueldade da televisão são alguns dos pontos destacados na trama.
Violência
O que seriam dos Jogos Vorazes sem violência? Esta é a essência do primeiro filme: "Matar ou ser morto".
Não são apenas cenas de pancadaria, usadas para agradar o público. A violência de Jogos Vorazes têm uma função mais importante do que isso: criticar não apenas a crueldade da Capital que organiza os Jogos, mas a crueldade das pessoas que os assistem.
Convenhamos, quem não gosta de uma competição?! Somente a palavra "Jogos" desperta a curiosidade do público. Quais são as regras? Quem são os jogadores? Quem irá vencer?
Em uma competição onde 24 adolescentes vão para uma arena e apenas um sai vivo, não seria diferente.
Humanos
Bruxos; vampiros e lobisomens; anjos e demônios; semideuses e por ai vai...
Grande parte dos filmes adolescentes de hoje em dia apresenta seres mitológicos na "vida real". Eles são os heróis e os seres humanos acabam sendo apenas coadjuvantes.
Em Jogos Vorazes, não! Acompanhamos a batalha de personagens humanos, que lutam com as próprias mãos. O "monstro" que eles enfrentam na trama é um presidente, e não um ser poderoso que deseja acabar com a humanidade.
O Tordo é uma das características mais marcantes de Jogos Vorazes. Na trama, o pássaro simboliza a Revolução dos Treze Distritos, que acabou provocando a criação dos Jogos.
Comercialmente, o Tordo é de grande importância também. Todos os produtos da linha Jogos Vorazes acabam sendo vendidos com a imagem do pássaro! Isso facilita a venda dos produtos, e cria uma "identidade" para a franquia.
Suzanne Collins (s2)
Collins não é apenas a escritora de Jogos Vorazes como também faz parte da equipe de roteiristas do filme.
Desde o lançamento do primeiro filme, em 2012, Suzanne vem colaborando diretamente com a transição das páginas para as telonas.
Sendo assim, todas as alterações que acabam sendo realizadas na trama, são aprovadas por ela.
Fãs
Os fãs, é claro, são os principais responsáveis pelo sucesso de bilheterias que Jogos Vorazes vem fazendo. Os adolescentes e adultos que acompanham os livros comparecem em peso ao cinema.
Por isso, os produtores acabam se tornando tão dedicados na hora de adaptar os livros para o cinema... Quanto mais fidelidade aos livros, mais fãs agradados. Quanto mais fãs agradados, mais dinheiro! matemática simples :v
.
.
.
.
.
.
Fonte- Legiao dos herois
Nenhum comentário:
Postar um comentário