Páginas

Principais adaptações literárias brasileiras



Não e só Hollywood que produz e adapta livros de seus autores consagrados na telona (nos também somos capazes) lembre-se disso, vários clássicos da nossa literatura nacional já ganharam suas versões cinematográficas. E embora o filme não substitua o livro (dãã) temos bastante motivo para nos orgulhar de nosso cinema nacional que só fez engrandecer a rica literatura brasileira com resultados sensacionais que chegam aguçar a vontade dos não-leitores com um gostinho de quero mais  

Então prepara a pipoca e vem ver as principais adaptações literárias brasileira..




A mais recente adaptação "O Tempo e o Vento" veio da trilogia de mesmo nome escrita por Érico Veríssimo. O filme acompanha a saga da família Terra Cambará e seus oponentes (eu sei que você lembro de romeu e julieta agora), os Amaral durante 150 anos. Da luta entre as duas famílias, também é abordada a formação do estado do Rio Grande do Sul. Cheia de heróis, a trama é regida pelo olhar das mulheres da família. Em especial, Bibiana que, já idosa, relata a sua história por meio de devaneios e flashbacks. Depois de ser exibido nos cinemas, o longa também foi transmitido como microssérie em TV aberta.

.
.



E dentre as grandes adaptações literárias para o cinema não poderia faltar um dos mais consagrados autores da língua portuguesa, Machado de Assis."Memórias Póstumas de Brás Cubas" estrelado por Reginaldo Faria, traz no roteiro citações literais do texto original relatando a vida/morte do defunto-autor Brás Cubas. 
O filme, uma premiada comédia dramática, carrega toda a ironia e o humor negro da história original, numa adaptação fiel do livro.

.
.



Uma das mais conhecida obra da escritora Clarice Lispector, ucraniana de nascimento mas pernambucana de coração, "A Hora da Estrela" teve uma adaptação para o cinema quase tão impressionante quanto o próprio livro. Com a história de uma nordestina sem atrativos, o filme conquistou o mundo, chegando a levar o prêmio da crítica e o urso de prata de melhor atriz no Festival de Berlim, um dos mais respeitados no mundo.

.
.
OK.! a lista não para aqui, mas como o blog e em primeira pessoa (ou seja "eu") esses são os meus três favoritos.. mas a muito outros que também posso indicar pra quem curti um cine pipoca dos clássicos brasileiros, tipo, "Meu Destino é Pecar" de Nelson Rodrigues, "Capitães da Areia" e "Dona Flor e Seus Dois Maridos" baseados nos livros de Jorge Amado, "O Guarani" de José de Alencar e claro "O Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna



Nenhum comentário:

Postar um comentário