Páginas

Top 5 livros adultos com jovens protagonistas

Outubro costuma ser lembrado como o mês das crianças e nessa onda site Goodreads (uma especie de Skoob da Amazon) criou uma lista de 93 livros adultos com jovens protagonistas 
(Adult fiction with child protagonist) votados pelos próprios usuários do site  dos melhores livros de ficção cuja temática adulta não dispensou crianças e adolescentes de protagonizá-las



As historias permitem que o leitor passe por situações que vão desde o racismo, guerra  a extrema instabilidade psicológica sob a visão de um jovem ou ate mesmo pequenas criancinhas.

  Eu corri e separei meu top 5 favoritos dessa lista.. vem vê o/     


1. 'O diário de Anne Frank' - Anne Frank


É comovente descobrir que mesmo no contexto tenebroso do nazismo e guerra, ela viveu problemas e conflitos de uma adolescente de qualquer lugar e tempo. Anne Frank registrou admiravelmente a catástrofe que foi a Segunda Guerra Mundial e 'O Diário de Anne Frank' está entre os documentos mais duradouros produzidos neste século, mas é também uma narrativa tenra e incomparável, que revela a força indestrutível do espírito humano. Publicado originalmente em 1947, se tornou um dos relatos mais impressionantes das atrocidades e horrores cometidos contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial, a força da narrativa desta adolescente que mesmo com sua pouca experiência de vida foi capaz de escrever um testemunho de humanidade e tolerância. 


2. 'O sol é para todos' - Harper Lee



Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história acompanha três anos da vida dos jovens Jem e Scout Fincher numa terra de profundo preconceito racial pontuada pelo 
caso de um homem negro injustamente acusado do estupro de uma garota branca numa 
pequena cidade do Alabama. Scout, a narradora da trama, e Jem, seu irmão mais velho, são filhos do advogado Atticus Fincher,  designado a defender o homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro narrado sob  o sensível ponto de vista da  filha do advogado trás consigo uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.



3. 'Ender’s game – o jogo do exterminador' - Orson Scott Card

(aah.. e não podia faltar ficção cientifica aqui, só pra dar um saborzinho... XD) 


 Ender Wiggin é uma criança de seis anos de idade, quando é recrutado para a Escola de Combate Espacial. No futuro criado por Orson Scott Card, a humanidade está em guerra com alienígenas invasores, e muitos dos combates são travados em outros sistemas solares, distantes do nosso. Como não existe uma tecnologia de voo mais rápido que a luz, nessa ficção científica, os muito jovens são recrutados porque eles estarão maduros quando estiveram em batalha ou quando retornarem à Terra. 
Usar crianças-soldados como personagens também foi um modo do autor afirmar que toda guerra é um processo de destruição da inocência. O Jogo do Exterminador é a história de Ender Wiggin, em quem os comandantes militares colocam todas as suas esperanças, e do que ele sofre para sobreviver ao processo de brutalização psicológica imposto às crianças na Escola de Combate. Para dramatizar esse processo e ilustrar as dificuldades da luta contra um inimigo alienígena, o autor criou a ideia da "sala de combate", onde as crianças ensaiam batalhas em gravidade-zero. 



4. 'A vida secreta das abelhas' - Sue Monk Kidd




Tendo como pano de fundo os anos 1960, A Vida Secreta das Abelhas é uma história marcante sobre o poder feminino e o poder do amor. Narrado sob olhar de Lily uma adolescente de 14 anos marcada por  dor e culpa pela morte de sua mãe e uma difícil relação com o pai ela decide fugir junto com sua babá Rosaleen. Lily sai a caminho de Tiburon, a cidade que parece esconder alguma resposta sobre a vida de sua mãe. Chegando lá, ela e Rosaleen são acolhidas por três irmãs. Aos poucos, Lily descobre um mundo mágico de abelhas  uma experiência que a abrirá finalmente para o amor. Um romance sobre o autoconhecimento, no qual a solidariedade humana é a abelha rainha que consagra todos os corações à sua volta.

5. 'A menina que roubava livros' - Markus Zusak 


A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, porém surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los em troca de dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. E a obra, que ela ainda não sabe ler, torna-se seu único vínculo com a família.


Bônus

6. 'Max e os felinos' -  Moacyr Scliar



'Max e os felinos', lançado originalmente em 1981, é uma fábula encantadora sobre a imigração e a liberdade. Em poucas páginas, ao criar a cena do pequeno Max dividindo um bote com um jaguar no meio do oceano, Scliar eternizou na literatura um dos mais profundos conflitos humanos - a luta interna entre o homem e suas feras. 
 O texto de Scliar fixa a posição intelectual do autor diante dos acontecimentos onde o personagem Max se vê, após um naufrágio, num pequeno escaler no meio do oceano juntamente com um aterrorizante companheiro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário