Páginas

A história de Lyanna Stark "Rainha do amor e da beleza"


  The queen of love and beauty..
    
Filha do antigo lorde de Winterfell Rickard Stark com sua prima Lyarra Stark, Lyanna foi à irmã de  Eddard Stark e a prometida de Robert Baratheon muito antes da história épica da saga de livros de George R.R. Martin 'As cronicas de Gelo e fogo' terem inicio. 

Nos livros Lyanna 'a loba' é descrita como bela por todos que a conhecem, de cabelos negros, olhos cinzentos e o rosto longo característico dos Starks, e como dizia seu irmão ela era  portadora do "sangue de lobo"- teimosa, obstinada, corajosa e temperamental assim como sua filha Arya. 

 "Lyanna might have carried a sword, if my lord father had allowed it. You remind me of her sometimes. You even look like her.” -Ned


Ao alcançar maturidade o pai de Lyanna promete sua mão em casamento a Robert Baratheon lorde herdeiro de ponta tempestade, entretanto a jovem loba não se mostrou muito contente com essa decisão devido a promiscuidade habitual de Robert e a grande dificuldade que o rapaz tinha em manter sua palavra. Ela confidenciou a seu irmão sua opinião a respeito de seu futuro noivo, sentindo que o amor dele por ela não o impediria de ser sexualmente infiel após o casamento.


Harrenhal


Após o noivado, o Senhor Walter Whent organizou um grande torneio em Harrenhal, no qual todas as pricipais familias de Westeros estavam presentes incluindo o herdeiro ao trono de ferro Rhaegar Targaryen e sua esposa Ellia Martel.

Lá Lyanna fez amigos participou de grandes festas e frequentou grandes banquetes junto a seus irmãos, o mais importante deles foi o que marcou o inicio dos torneios. Naquela noite o príncipe Rhaegar, um notável musico, tocou uma canção triste e bela que fez a jovem loba soluçar; e quando seu irmão mais novo a provocou por isso ela derramou vinho na cabeça dele.

As justas se iniciaram com grandes cavaleiros participando ex.: Sor Arthur Dayne conhecido como a ‘espada da manhã’ melhor swordsman de Westeros e membro da guarda real. Mas no final foi o príncipe herdeiro que venceu os torneios e chocou a todos ao dispensar sua esposa e presentear a jovem Lyanna com uma coroa de rosas azuis, símbolo da rainha do amor e da beleza naquela festividade.



Segundo memórias de Ned no livro, naquele dia o vitorioso Rhaegar fez seu cavalo passar por sua esposa e depositou a coroa de rosas no colo de Lyanna e "todos os risos morreram"


Desaparecimento e consequências


Após o termino do torneio Lyanna aparentemente e sequestrada por Rhaegar e isso torna-se o estopim da 'Rebelião do  Robert' revolta que levou ao fim a dinastia Targaryen.

Brandon seu irmão mais velho, estava a caminho de Correrrio para casar-se com Catelyn Tully quando as notícias do sequestro o alcançaram. Ele rapidamente mudou sua rota e cavalgou diretamente a Porto Real desafiando aos gritos o Príncipe herdeiro a "sair e morrer", mas Rhaegar não estava lá. O Rei Aerys prendeu Brandon, acusando-o de traição e tentativa de assassinato, convocando seu pai para supostamente responder por seu crime. 

Mas quando Brandon e Lorde Rickard Stark viram que não teriam um julgamento justo eles exigiram um por combate, e o Rei concedeu. Lord Stark foi permitido usar armadura no combate, mas foi, então, suspenso por cordas sobre uma grande fogueira, pois Aerys havia escolhido o fogo como seu campeão. O Rei fez Brandon assistir Rickard ser assado lentamente, e o havia prendido em um equipamento que lhe estrangulava quanto mais tentasse alcançar uma espada próxima dele para resgatar seu pai; Brandon estrangulou a si mesmo até a morte, e ambos morreram sem um julgamento justo.





































Morte


Após esses acontecimentos, já com a guerra vencida, seu irmão Ned cavalga até a Torre da Alegria nas montanhas de Dorne, com seis companheiros para resgata-la. Mas encontra três membros leais restantes da Guarda Real protegendo a torre, uma intensa luta acontece e apenas Ned e seu vassalo Howland Reed sobreviveram à batalha; e ao subir a torre ele encontra sua irmã num "leito de sangue", morrendo.

Nos livros quando Ned se lembra do conflito há um detalhe adicional, enquanto lutam, Lyanna grita. E o sonho se transforma numa tormenta de pétalas azuis, soprando por um céu vermelho-sangue..


















Em seu leito de morte, num quarto que cheirava a “sangue e rosas” uma febre tomou suas forças fazendo sua voz ficar fraca como um sussurro, e havia medo em seus olhos enquanto ela chamava por seu irmão para que a prometesse algo.

Prometa-me, Ned

Quando seu irmão deu sua palavra, o medo sumiu de seus olhos, ela sorriu, e seus dedos apertaram levemente os dele. Eles ainda estavam segurando as mãos quando ela "desistiu de se segurar à vida" e Pétalas de rosas caíram da palma de suas mãos, mortas e pretas.

.
.
.
.
.


A causa de sua morte e o conteúdo da promessa são descobertos apenas no episodio dez da sexta temporada do show de TV ‘Game of thrones’ do canal americano HBO, inspirada na serie de livros do escritor George R. R. Martin



Nenhum comentário:

Postar um comentário